segunda-feira, 30 de abril de 2012

Deusa Atena

    Oi galera, como prometido aqui está a postagem sobre o ser vencedor da primeira enquete! No caso a deusa Atena:


    Atena é a deusa grega da sabedoria, das artes e da estratégia de guerra. É filha de Zeus (deus do raio e dos céus) com a deusa Métis (a primeira esposa de Zeus, deusa titânica). É uma deusa bonita, virgem, protetora da cidade de Atenas e dos heróis que por ela foram escolhidos.

    Existem vários mitos sobre o nascimento de Atena, o mais conhecido é o seguinte: Gaia, a mãe terra, mãe de todos os deuses e titãs, profetizou o nascimento de dois filhos de Métis e Zeus, um herdaria a força e a sabedoria de Zeus, e o outro seria rei dos homens e deuses, e este roubaria-lhe o trono.
    Advertido por Gaia, Zeus tentou impedir; inventou uma brincadeira na qual ele e sua mulher teriam de se transformar num animal diferente. Métis escolheu uma mosca, então Zeus engoliu-a.
    Com o passar dos anos, Zeus começou a sentir uma forte dor de cabeça, pediu então para Hefesto abrir-lhe a cabeça ao meio com um machado, e assim foi feito. De dentro da cabeça de Zeus, saiu uma deusa já equipada para a guerra, era Atena.
    Atena ganhou a posse de Atenas em uma disputa com Poseidon (deus dos mares), ganhava tal disputa quem oferecesse o melhor presente para a cidade. Poseidon deu uma fonte de água salgada e um cavalo. E Atena além de domar o cavalo, deu uma oliveira que produzia frutos, madeira e óleo, ganhando assim a disputa, e tomando posse da cidade.

    Conta-se uma história que Atena mesmo virgem, acabou tendo um filho, do seguinte modo: Hefesto tinha acabado de se separar de Afrodite (deusa do amor) quando viu Atena pela primeira vez, logo se apaixonou. Hefesto tentou ter relações com a deusa, que fugiu para manter sua virgindade. Entretanto, o sémen do deus acabou caindo por entre as pernas de Atena, ela enojada limpou-se com lã e jogou-o ao solo.
    Foi da terra assim fecundada que nasceu Erictónio que foi secretamente criado por Atena que queria torna-lo imortal. Atena o colocou numa arca guardada por uma serpente, e confiou-o as filhas de Cécrope (rei de Atenas), porém estas abriram a arca e viram o menino. Atena então enlouqueceu-as e elas acabaram por se jogar ao mar.
    Mais tarde, Erictónio tornou-se rei de Atenas.

    A coruja era o simbolo da sabedoria, era o animal consagrado a Atena. Também havia um templo consagrado a ela, o Paternon que fica na cidade de Atenas, e a oliveira, que era a sua árvore.  

 






    Fontes:
    http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/protagoras/links/atena.htm
    http://www.infoescola.com/mitologia-grega/atena/
    http://centraldascuriosidade.blogspot.com.br/2010/01/atena.html
    http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9tis
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Atena

    Imagens retiradas dos seguintes links:
    http://www.soyesoterica.com/mitos/el-mito-de-medusa.html
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Coruja
    http://matematicamania.wordpress.com/tag/razao-aurea/
    http://www.midiagospel.com.br/estudos/diversos/davi-oliveira-verde-na-casa-de-deus.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário