sexta-feira, 4 de maio de 2012

Poseidon (Posídon)

    Oi galera, nesta postagem vamos falar sobre o deus do mar, Poseidon; também conhecido como Posídon.


    Poseidon além de ser deus do mar, é também o deus dos terremotos. Seus pais eram Cronos e Réia, e é irmão de Zeus e Hades. Juntos eles forman o grupo dos 3 Grandes.


    Existem muitas teorias sobre o nascimento de Poseidon. A que vamos falar, é a seguinte: Gaia, mãe de Cronos, havia previsto que um dos filhos dele o destronaria, Cronos com receio de que a previsão acontecesse, resolveu dar fim a todos os filhos que tivesse, engolindo-os. Assim aconteceu com todos os outros irmãos de Poseidon, inclusive ele próprio, a não ser Zeus, que escapou, foi criado noutra cidade e após um tempo voltou, e obrigou Cronos  a regurgitar e restabelecer a vida aos filhos que este engoliu, entre eles está Poseidon.

    Poseidon era casado com Anfitrite, que inicialmente não queria se casar com ele, então escondeu-se no fundo do oceano. Porém, após um tempo mudou de ideia, e aceitou o casamento. Tornou-se então rainha do oceano. Com ela teve um filho chamado Tritão, que com um instrumento amedrontava os marinheiros que por suas águas passavam. Apesar de também sair do instrumento sons maravilhosos.
    Poseidon também teve muitos amores fora do casamento, nos quais teve muitos filhos.       Dentre eles, alguns ficaram conhecidos por sua crueldade, como Ciclope ou o gigante Orion.


    Poseidon era irmão de Atena, deusa com a qual disputou a cidade hoje conhecida como Atenas; porém, perdeu a competição, e por tal motivo a cidade recebeu o nome em homenagem a ela.


    Poseidon possuía uma arma, o tridente, que fortalecia e dava-lhe poderes especiais sobre a água, com ele comandava as ondas, correntes, marés, tempestades marinhas e enchentes. Inclusive foi com esta arma que com a ajuda de seus irmãos, Hades e Zeus, derrotou seu pai Cronos. Hades ficou invisível com seu capacete e roubou armas de Cronos, enquanto Poseidon o distraía com seu Tridente, e Zeus o fuzilava com seus raios.


    Poseidon é também pai de um cavalo alado gerado por Medusa, chamado Pégaso. Por este motivo sempre apreciou os cavalos. Um outro caso de amor de Poseidon muito conhecido, foi com sua irmã Deméter.  Ele perseguiu-a e ela de modo para esquivar-se dele transformou-se em égua, porém Poseidon mais do que esperto, transformou-se em cavalo e com ela teve um lindo cavalinho chamado Arion.


    Poseidon é um deus tão importante, que é em sua presença que os  Jogos místicos, constituídos de competições atléticas e também de musicas e poesias, são realizados a cada dois anos.


Fontes: http://www.infoescola.com/mitologia-grega/poseidon/
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Pos%C3%ADdon

Imagens retiradas dos seguintes links:
            http://www.mortesubita.org/paganismo/rituais-pagaos/invocacao-a-poseidon
            http://uysaltimsah.deviantart.com/art/Wrath-of-Poseidon-204363774
            http://openwalls.com/image?id=20355
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário